Logotipo Spa Posse do Corpo em Petrópolis RJ
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Setembro amarelo: como Ajudar quem precisa

setembro amarelo spa posse do corpo

Quando alguém próximo a nós está doente, muitas vezes não respondemos ou não sabemos o que dizer para ajudar. O desejo é tão forte de trazer alívio, que muitas vezes, em sentimentos temporários, fazemos/falamos certas coisas que acabam intensificando a dor.

Então vamos as dicas básicas para ajudar:

1 Pergunte se você pode fazer algo para ajudar:

Nem sempre saberemos exatamente como agir, então nada melhor do que a própria pessoa nos dizer como ajudá-la. (Mas não se estresse, geralmente ele também não sabe)

2 Mostre que você está com ela e que se importa:

Então, em momentos de sofrimento, mostre que a pessoa está segura, e que não está sozinha. Mostre que está disposto a ajudar de alguma forma.

3 Faça com que ela sinta que pode falar o que sente e você não vai julgá-la:

você não precisa ter uma solução pronta para o problema. Mas nunca diga que não há razão para essa pessoa estar assim. Apenas ouça, sem julgamentos

4 Fique por perto até a crise passar:

Não há nada melhor do que se sentir seguro e acolhido nessas situações (mesmo à distância). Ah! Não precisa falar, ok? A presença por si só já vai ajudar o suficiente

5 Não duvide ou subestime a resiliência:

Pensamentos negativos são comuns em quem sofre. Por isso é inútil dizer-lhe para parar de sofrer ou dizer “não é nada”. apenas respeite.

6 Esteja lá e mostre, se coloque à disposição para ajudar e ouvir:

Então, visite, ligue, mande uma mensagem, diga o quanto você se importa. Faça essa pessoa entender que não está sozinha.

7 Ofereça ajuda para encontrar um especialista:

Em primeiro lugar, demonstre a importância de procurar cuidados médicos e de saúde mental. Se possível, forneça opções de contato e ofereça assistência na configuração do primeiro compromisso.

No entanto, é bom lembrar que não existe um passo a passo ou uma ordem exata para essas dicas. Então, você pode se adaptar ao que faz a pessoa se sentir melhor.

No caso de pensamentos suicidas, o fator 7 é muito importante, mesmo que a pessoa já esteja “melhor” ou sóbria.

E você, costuma ajudar aos que estão pra baixo?

Acompanhe nossas redes sociais

Post recentes

Olá, em que podemos ajudá-lo(a)?