Logotipo Spa Posse do Corpo em Petrópolis RJ
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Fome física x fome emocional

Você tem fome de que?

Uma pessoa emocionalmente faminta anseia por certos alimentos, como doces e carboidratos. Esses desejos são imediatos, como se essas opções fossem as únicas capazes de saciar sua fome. Quando você sente fome física, seu corpo se satisfizer com uma variedade de alimentos, incluindo alimentos mais saudáveis, como frutas, grãos ou proteínas. É por isso que é tão importante distinguir entre fome e comida de conforto (fome emocional) quando o sintoma de ansiedade está disfarçado de sorvete ou fritura – especialmente se ocorrer quando você acabou de comer.

Fome física ou emocional: como distinguir?

Você reparou a principal distinção entre fome física e fome emocional. Este último é urgente e aparece como um desejo ou saudade que você não consegue tirar da cabeça. Ao mesmo tempo A sensação física de fome é sentida no estômago com um estrondo ou timbre caraterístico que começa vagarosamente e se intensifica gradualmente.

Outro ponto relevante que indica o nível de ansiedade é devorar alimentos que você deseja sem ter tempo para pensar. Normalmente, a fome emocional leva a comer mais rápido, sem saborear, sem apreciar apropriadamente os alimentos É comer obsessivamente.

Juntamente com comer rápido, precipitadamente e overdose, esse imediatismo leva a escolhas menos nutricionais, mais convenientes e pouco saudáveis ​​que podem criar sentimentos de culpa logo após a ingestão.

Se a fome é física, há uma consciência de quando você está comendo e, portanto, uma maior facilidade em sentir-se saciado e parar quando o estômago está cheio. E é menos provável que você se sinta culpado porque sabe que comer para satisfazer as necessidades do seu corpo, não por ansiedade.

Como superar a fome emocional?

no início deste artigo Você leu sobre as emoções humanos básicas. Mas há muitos outros sentimentos. Em geral, as emoções e sentimentos negativos constituem a fome emocional e esta, por sua vez, pode constituir ou englobar, entre outros sinais, a compulsão alimentar.

Ao aprender a superar as compulsões alimentares, é crucial estar ciente dos motivos que desencadeiam fortes apetites de comida e levam a comer demais.

Uma dica simples e eficaz é manter algum tipo de diário alimentar, anotando o que você come e associando a comida às emoções que estava sentindo no momento. Este método prático e promissor é uma boa maneira de analisar indicadores de fome emocional, especialmente aqueles que você pode não conhecer.

Como controlar a fome emocional?

Ao estar ciente de seus gatilhos, o próximo passo é prevenir ou gerenciar melhor suas emoções, evitando desabafar sobre a comida e buscando outras estratégias para se conectar melhor com os sinais e escolhas alimentares de seu corpo.

Familiarizar-se com os sinais de fome antes, durante e depois de comer também é um ponto válido para lidar com a fome emocional. Isso permite que você se conheça, fique atento ao que desencadeia seus apetites e até perder peso a médio e longo prazo.

Quando você sentir anseio por um determinado alimento, tente adiá-lo por 5 minutos.

Durante esse intervalo, evite alimentar pensamentos negativos sobre não poder comer isso ou aquilo, pois esse comportamento pode fortalecer ainda mais o impulso.

Reservar um momento, respirar fundo, beber um cálice grande de água e concentre-se em você e em seu corpo. Verifique como você se sente. Se for estresse, pense em exercícios para administrá-lo, como caminhar ao ar livre, meditar ou fazer um diário.

Finalmente, lembre-se: a fome não é algo a recear; é completamente natural. Várias pequenas questões precisam ser consideradas com cuidado: o tipo e o nível de fome, qual a quantidade certa e qual a melhor escolha alimentar para saciá-la.

Assim, com pequenas mudanças e tirando um tempo para você, você consegue vencer a fome emocional ruim, não comer desnecessariamente e evitar o boicote contra a saúde que todo mundo enfrenta.

Confira mais dicas como essas em nosso Blog e Instagram

Post recentes

Olá, em que podemos ajudá-lo(a)?