Muitas de nossas ações são baseadas mais na tradição do que na escolha racional. Em “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg, repórter do The New York Times e vencedor do Prêmio Pulitzer, revela como os hábitos podem contribuir para alcançar o sucesso – seja pessoal ou profissional.
“Muitas das decisões que tomamos todos os dias podem parecer decisões tomadas com grande consideração, mas não são. São hábitos”, escreve nas primeiras páginas da obra. Buscando contar com a pesquisa e a neurociência, o autor também aponta que é importante entendê-la para controlar nossos processos.
Com base nisso, é possível dizer que combinamos alguma habilidade mental ou física de forma consistente? Geralmente, a resposta de Duhigg é sim. Porque, segundo ele, incluir bons hábitos e descartar os inúteis é a chave para avançar em direção ao objetivo almejado.
Mas o que são hábitos e como eles funcionam?
De fato, o hábito é “Inclinação” para qualquer ação. Ou, em outras palavras, a tendência a agir sempre de uma determinada maneira, adquirida pela repetição freqüente. Em O poder do hábito baseado na teoria neurocientífica, o escritor Duhigg explica que o cérebro compreende a reduzir o esforço. A ideia em si não é nova. Mas mostra como os hábitos são processados em nossas cabeças.
O chamado “ciclo do hábito ocorre em três etapas:
- Gatilho
Qualquer evento que chame a atenção do nosso encéfalo pode ser cabido como um gatilho que nos leva a agir.
- Rotina
Rotinas provocativas são uma maneira “normal” de responder – seja física, emocional ou mental.
- Recompensa
Quando seu encéfalo percebe que uma certa rotina funcionou, ele armazena essa informação.
Dessa forma, quando você se encontrar na mesma situação novamente. O encéfalo pode seguir o mesmo caminho. é viciante. No entanto, o autor ainda ressalta que, ao determinar como esse processo ocorre, é possível mudar, adaptar e criar rotinas diferentes.
Agora que você ja sabe como funciona os hábitos, vamos as dicas de como melhorar seus hábitos
ESCOLHA HÁBITOS SAUDÁVEIS
Não há nada melhor do que começar com uma dica importante. Então é hora de esquecer os maus hábitos que só trazem malefícios e optar por hábitos saudáveis.
Sabe-se que os hábitos costumam fazer parte de 40% do nosso dia. Isso mesmo! Passamos quase metade do nosso tempo fazendo tarefas diárias sem perceber e ligando o piloto automático.
Portanto, são essas ideias estabelecidas que podem ser prejudiciais a longo prazo. E nossa inconsciência é responsável por eles. Com isso, é importante fazer escolhas saudáveis ao invés de velhos hábitos nocivos.
FAÇA UMA LISTA DE TAREFAS
Aristóteles disse uma vez que “nós somos o que fazemos repetidamente”. Então, se você quer uma mudança profunda e poderosa em sua vida, é hora de mudar velhos hábitos.
Primeiro, faça uma lista de atividades matinais que você precisa fazer ao longo do dia. Analise e anote tudo. Das coisas simples às mais importantes que você lembra.
Como levantar e deitar, escovar os dentes, lavar o rosto, tomar café da manhã, tomar banho, se preparar para o trabalho/faculdade, encontro, trabalho 1, trabalho 2, almoço, etc.
Algumas dessas ações podem já ser automáticas em sua mente. É por isso que é importante mostrar ao seu cérebro que todos eles são importantes.
EXERCITE SEU CORPO PARA SE PROTEGER SEMPRE
Mas você não está aqui hoje para ouvir ou ler sobre isso. Então, por que não começar essa mudança de hábito hoje? O exercício regular só lhe trará benefícios.
Mudar velhos hábitos de acordar tarde ou dormir cansado sem fazer trabalhos leves pode ser desastroso a longo prazo. Seu corpo está pedindo atividade física.
Ao se exercitar, você perde peso ou mantém um peso saudável, aumenta sua aptidão física e fica em forma para as atividades diárias, evita o desenvolvimento de doenças crônicas e aumenta sua autoconfiança.
NÃO TENTE MUDAR TUDO DE UMA VEZ
Como já mencionado aqui: A mudança pode ser difícil, especialmente quando se trata de velhos hábitos. Mas isso não significa que eles devem ser esquecidos ou deixados de fora.
O primeiro passo para mudar velhos hábitos é querer mudar. Mas mudar tudo de uma vez também pode ser prejudicial à mente e ao corpo.
Não há receita de bolo para isso, porque há um limite para todos. O que importa agora é a vontade de querer mudar. Só é necessário conhecer a si mesmo para não criar uma armadilha para si mesmo.
GATILHO, CORPO E RECOMPENSA
Esta é uma maneira comum e eficaz de converter. Para explicar melhor: você já viu uma cena inteira de cachorro abanando o rabo animadamente quando o dono se aproxima na coleira, certo?
Isso porque ele sabe que estará andando e pode aproveitar a oportunidade para correr ao ar livre para se divertir com outros animais na rua ou no parque.
A coleira é uma armadilha, passear com o dono é um hábito e se divertir com outros animais é uma recompensa. Para mudar seus velhos hábitos, você também precisa de algo assim.
Identifique seus gatilhos, rotinas e recompensas mais eficazes. Isso ajudará você a saber com o que está lidando.
Um exemplo simples: a academia é seu gatilho, ter aquela hora de treino é seu hábito e a recompensa é comer aquela barra de chocolate deliciosa sem o peso da consciência.
BORA ? VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA MUDAR?
Acompanhe mais ficas como essas no nosso instagram